segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Reflexões

Ao longo desta UC tenho feito algumas pesquisas e algumas leituras relacionadas com as temáticas que têm vindo a ser desenvolvidas.
Como professor do 1.º ciclo tenho especial apreço pelo ensino da leitura e da escrita. Foi nesse sentido que fiz uma leitura atenta a um documento publicado no seguinte endereço http://www.atriumlinguarum.org/pdivulgacion/files/CFerrao.pdf . Desde os meus tempos de aluna que mantenho um carinho especial pelas tecnologias. Enquanto professora utilizo as TIC de uma forma recorrente, quer para a transmissão de conteúdos, quer como meio catalisador para determinado tema, na construção de materiais interativos, ou até mesmo no treino de ferramentas úteis para a vida académica dos alunos.
O recurso às TIC, no processo de aprendizagem da leitura, tem um impacto enorme junto dos alunos; são um instrumento motivador e facilitador para o sucesso desta etapa.
A leitura a partir do ecrã é um processo interessante na medida em que os «textos digitais» modificam a nossa maneira de ler e escrever.
As visitas virtuais a museus e livrarias elevam o potencial dos alunos.
Concluo pois, que a leitura é a chave de acesso ao conhecimento, por isso deve ser explorada em todas as suas facetas e, deverá a escola adotar diferentes percursos procedendo à mobilização de processos interativos de leitura

Sem comentários: